Metade da população portuguesa afirma ler jornais regionais
Segundo o estudo sobre Imprensa Regional desenvolvido pela Marktest para a Associação Portuguesa de Imprensa (AIND) e recentemente apresentado em Lisboa, mais de metade dos residentes no Continente com 15 e mais anos tem o hábito de ler jornais regionais.
Estes dados foram adiantados num encontro recentemente promovido em Lisboa, depois de também em Faro, Fátima e Vila Nova de Gaia os órgãos de imprensa regionais terem tido acesso à apresentação deste novo estudo (veja notícia que publicámos a este propósito). Estas apresentações locais precederam a distribuição dos resultados, que vêm possibilitar a definição de estratégias publicitárias melhor sustentadas, especificamente dirigidas a estas publicações.
Se o hábito de leitura de jornais nacionais de informação geral é de 64.7%, o hábito de leitura de jornais regionais atinge os 50.9%. Se tivermos em conta a periodicidade dos títulos, o hábito de leitura de jornais semanais de âmbito regional ultrapassa mesmo os nacionais de informação geral, com 31.6% e 23.1%, respectivamente. A esta situação não é alheio o facto de um número significativo de títulos de Imprensa Regional terem esta periodicidade.
Uma análise por distritos (que se ilustra no mapa em baixo) revela como é em Coimbra que se registam as maiores taxas, com 70.7% dos indivíduos a referir ter o hábito de leitura de jornais regionais.
A Coimbra segue-se Santarém, onde 68.1% das pessoas têm o hábito de ler títulos regionais. Leiria, Aveiro e Castelo Branco apresentam também valores acima da média e muito semelhantes entre si: 66.7%, 66.3% e 66.2%, respectivamente.
Os distritos de Porto e Lisboa ocupam os últimos lugares nos hábitos de leitura de jornais regionais (41.6% e 34.2%, respectivamente), mas são os distritos com maior hábito de leitura de jornais nacionais de informação geral (75.6% e 74.4%, respectivamente).
Notícias
Notícias da mesma semana
- Acontecimentos da semana
- Expectativa baixa novamente
- Internet Banking em Setembro
- Olá Pai! estreia na TVI
- A instrução dos portugueses
- Semana Europeia Contra o Cancro
- Metade da população portuguesa afirma ler jornais regionais
- Grupo Marktest estabelece parceria com Tracy
- Telemóveis: maior crescimento nos seniors
- Publicidade a brinquedos
Antigas
Dossiers ver mais
- Altitude - ESOMAR Latin America 2025
Neste evento, pretende-se, a partir de apresentações de clientes e estudos de caso na América Latina, ir além dos insights e entrar num mundo de criatividade, descoberta e networking.
1 a 3 de abril de 2025
ESOMAR
Lima, Perú
- EIC Summit 2025
Este é um evento único onde a Tecnologia se encontra com a Política, em dois dias de workshops, apresentação de projetos inovadores e oportunidades de networking.
2 a 3 de abril de 2025
European Innovation Council
Bruxelas, Bélgica