É às origens de Portugal que os portugueses vão buscar "o melhor português de sempre". D Afonso Henriques surge em primeiro lugar numa lista (ver no quadro em baixo) sugerida aos portugueses para escolherem o melhor português de sempre.
Os que dizem que os portugueses não gostam de poesia, enganam-se; em segundo e terceiro lugares surgem dois poetas portugueses: Camões e Fernando Pessoa.
Em quarto e quinto lugar surgem dois politicos de diferentes épocas, que governaram Portugal e que deixaram marcas profundas nos portugueses: Salazar e o Marquês de Pombal.
Em sexto lugar surge Aristides de Sousa Mendes, seguido de Vasco da Gama, Álvaro Cunhal, Infante D. Henrique e por último D. João II.
Mas será que todos os portugueses têm a mesma opinião?
D. Afonso Henriques é considerado o Melhor Português de sempre junto de quase todos os grupos Sócio-demográficos portugueses.
Para a população com idades entre os 35 e os 54 é Camões o mlhor português de sempre; já para os mais velhos (65 e mais anos) o melhor português de sempre é Salazar.
O grande poeta português, Camões, é eleito em segundo lugar tanto pelos homens como pelas mulheres, por todas as classes sociais e por todas as regiões de Portugal Continental excepto o interior Norte que elege Salazar em segundo lugar.
Já se falarmos em grupos etários, as diferenças são maiores : os mais jovens preferem Fernando Pessoa; no grupo dos 25 aos 34, Camões e Fernando Pessoa ficam empatados; o grupo dos 35 aos 54 coloca em segundo lugar D. Afonso Henriques e junto dos mais velhos o segundo lugar é dado a Salazar.
Ficha Técnica:
Universo: Indivíduos com 18 e mais anos residentes em Portugal Continental.Amostra: 807 entrevistas a Indivíduos com 18 e mai anos residentes em Portugal Continental dos quais 697 escolheram uma das figuras públicas que sugerimos para melhor português de sempre. 41 pessoas das 807 que responderam a esta sondagem consideraram que nenhuma destas personagens era o melhor português de sempre e 69 não souberam responder a esta questão.
Recolha da Informação: A recolha da informação foi efectuada através do método da entrevista telefónica com recurso ao Sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). Foi utilizado um questionário estruturado contendo perguntas fechadas e abertas.
A recolha da informação decorreu entre os dias 19 e 21 de Março de 2007 e foi realizada nos escritórios da Marktest em Lisboa. Trabalharam neste estudo um total de 50 entrevistadores da Marktest, formados para a condução deste tipo de inquéritos telefónicos e que receberam um treino específico para a realização deste estudo.
Modo de Selecção: A selecção dos lares a serem contactados foi efectuada aleatoriamente, a partir da base de telefones residenciais disponíveis nas diferentes regiões. A selecção dos entrevistados, um em cada lar, foi efectuada através do método de quotas tendo em consideração as seguintes variáveis : sexo, idade e região do entrevistado.
Notícias
Notícias da mesma semana
- 22 março 2007Marktest lança Sales Index 2007
- Madeira consome mais água per capita
- O melhor Português de sempre
- 11% dos lares já tem LCD ou Plasma
- Grau de satisfação com a Grande Distribuição em Portugal
- Vigésima Segunda Jornada da Liga 2006/2007: E. Amadora X Benfica
- O Preço Certo 1000
- Observatório Mcom
- 20 março 2007MediaMonitor TV Tops
- Você sabia que...
- A Bela e o Mestre estreia na TVI
- 425 horas de publicidade nas Tvs em Fevereiro
- Anuário 2006 revela hábitos de audiência dos portugueses
- Governo é tema de 11% do espaço noticioso das Tvs
- Cozaar é o fármaco mais recordado pelos médicos portugueses
Antigas
Dossiers ver mais
- CEO Summit
20 a 22 de janeiro de 2025
Insights Association
Naples Grande, Flórida, EUA
- AI: powering-up consumer insights
23 de janeiro de 2025
MRS - The Market Research Society
Londres, Inglaterra