Venda de combustíveis é maior em Setúbal
Segundo os dados da DGEG, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o concelho de Setúbal é aquele que apresenta maior volume de vendas de combustíveis.
Grupo Marktest,  17 junho 2008

placeholder Os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia disponíveis no sistema de informação Sales Index 2008 da Marktest, contabilizam, em 2005, um volume de vendas de combustíveis de 10,2 milhões de toneladas no Continente.

Este valor inclui os seguintes tipos de combustíveis: butano, propano, gás auto, gasolina aditivada, gasolina sem chumbo 95, gasolina sem chumbo 98, petróleo, gasóleo, gasóleo colorido, gasóleo para aquecimento e fuelóleo.

Do total de vendas verificado em Portugal, 9.8% foi realizado no concelho de Setúbal, 4.6% no concelho de Lisboa e 4.1% no concelho de Matosinhos. Se a estes três concelhos juntarmos Barreiro (que representa 3.8% do total), obtemos mais de um quinto (22.3%) das vendas realizadas em 2005.

Considerando os vários tipos de combustível, o gasóleo representa 46.0% deste valor, o fuelóleo 23.8% e a gasolina sem chumbo 95 representa 13.3% do total, cabendo 16.9% aos restantes tipos de combustível.

Se analisarmos os três tipos de combustíveis mais consumidos, vemos que foi no concelho de Lisboa que mais gasolina sem chumbo 95 e mais gasóleo foram vendidos em 2005. Este concelho representou 8.8% do total de gasolina vendida e foi seguido por Vila Nova de Gaia, com 4.0% do total, Matosinhos, com 3.9%, Sintra, com 3.3% e Porto, com 3.1%. Quanto às vendas de gasóleo, o concelho de Lisboa representou 6.2% do total de vendas e foi seguido por Matosinhos (4.4%), Vila Nova de Gaia (3.4%), Leiria (3.1%) e Loures (2.4%). Setúbal, pelo seu lado, liderou nas vendas de fuelóleo, com 37.4% do total, seguido por Barreiro, com 14.2% e Alenquer, com 11.3%, o que, em conjunto, representa 63.0% das vendas deste combustível.

A análise per capita deste indicador revela um ranking diferente. As vendas de combustível foram equivalentes a uma tonelada por cada habitante do Continente em 2005. Sines apresentou um valor mais de 11 vezes superior a este e foi seguido por Alcanena e Setúbal, onde se contabilizaram vendas per capita 9 e 8 vezes superiores à média do Continente.

O mapa evidencia que é sobretudo nos concelhos dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal que se observam valores superiores à média nacional.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Antigas

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais